segunda-feira, 15 de setembro de 2014

II Encontro Estadual das Guardas Municipais da Bahia





Foi realizado nesta sexta-feira(12), pela Prefeitura de Santaluz, através da Guarda Civil Municipal, o 2º ENCONTRO ESTADUAL DAS GUARDAS MUNICIPAIS. Um dos eventos mais importantes do Estado, relacionado a Segurança Pública Municipal, que debateu pontos importantes para uma melhor estruturação do setor.





O evento foi marcado pela presença do Prefeito Zenon Nunes da Silva Filho e do seu Vice Prefeito Roudillys Rios, autoridades civis e militares, especialistas no assunto, guardas municipais de 17 municípios e sociedade civil, sendo responsabilidade do Prefeito a abertura do evento. Segundo Zenon Filho, “é muito gratificante saber que a gestão municipal está no caminho certo, valorizando e investindo na segurança pública municipal”.



O Vice Prefeito garantiu, “que a gestão ainda fará muito mais, para aumentar a sensação de tranqüilidade, paz e segurança na nossa querida Santaluz”.




Foram convidados a palestrar no evento diversos especialistas, como GM Alan Braga da cidade de Salvador, que também faz parte do Conselho Nacional de Guardas Municipais. Que afirmou “estar bastante satisfeito com a evolução da GCM Santaluz, vendo isso através dos investimento feitos pela gestão atual e pela presença do Prefeito e do Vice, coisa que quase nunca ocorre em encontro de guardas”.




O GM Nogueira, especialista em armamento e tiro, parabenizou a gestão municipal e ressaltou a importância da formação dos guardas, pois, “não é apenas entregar uma arma de fogo na mão do profissional, antes de mais nada, avaliar a capacidade psicológica e técnica é imperativo para esse tipo de investimento”.




Também palestrou o Capitão da Policia Militar, Eliotério Peixinho, com o tema “A importância das GM’s no cenário de segurança pública”. Para o oficial, “não existe a possibilidade de se brincar de segurança pública, os gestores municipais devem a exemplo de Santaluz, capacitar seus agentes em primeiro lugar, pois, são vidas que estarão ligadas diretamente ao combate preventivo da criminalidade”.


Fechando as atividades, o GM de Santa Barbara do Oeste/SP e Advogado Eliel Miranda, que explicou e chamou a atenção de todos para a Lei Federal 13.022/14, que cria o Estatuto Geral das Guardas Municipais. Para Eliel, “um salto incalculável em direção a estruturação das instituições municipais de segurança. Cabendo aos Prefeitos e Legisladores, terem a responsabilidade de acompanhar o dispositivos, não cabendo aos mesmo, a falta de interesse nesse quesito”.

E assim foi encerrado o evento, mostrando o que a Prefeitura de Santaluz vem fazendo por seus munícipes, mostrando o importância da Guardas Civis Municipais e provando a necessidade da inserção desse seguimento no cenário de segurança pública. 

(Texto ASCOM - Prefeitura de Santaluz)