terça-feira, 2 de abril de 2013

SMT/GCM inicia obras de sinalização horizontal


Iniciou-se nesta Segunda-Feira a primeira fase (sinalização horizontal) das medidas de sinalização da Sede do nosso Município. O primeiro local contemplado foi o Centro Educacional Nilton Oliveira Santos, lá houve inserção de uma faixa de segurança para pedestre, haja vista a necessidade de poder promover maior segurança aos alunos e professores na hora de atravessarem a via. A faixa ainda receberá a segunda mão de tinta para que possa estar em plena condição de ser visualizada.


É importante ressaltar que esta faixa acompanha a regulamentação do Conselho Nacional de Trânsito (Brasil) (CONTRAN). Sinalização horizontal / Contran-Denatran. 1ª edição – Brasília: Contran, 2007. 128 p.: il. (Manual Brasileiro de Sinalização de Trânsito; 4)

Ainda sim o Código de Trânsito Brasileiro em seu Capitulo IV, Artigo 69 diz:

·         Para cruzar a pista de rolamento o pedestre tomará precauções de segurança, levando em conta, principalmente, a visibilidade, a distância e a velocidade dos veículos, utilizando sempre as faixas ou passagens a ele destinadas sempre que estas existirem numa distância de até cinquenta metros dele, observadas as seguintes disposições;

E o Artigo 70 adverte:

·         Os pedestres que estiverem atravessando a via sobre as faixas delimitadas para esse fim terão prioridade de passagem, exceto nos locais com sinalização semafórica, onde deverão ser respeitadas as disposições deste Código. Parágrafo único. Nos locais em que houver sinalização semafórica de controle de passagem será dada preferência aos pedestres que não tenham concluído a travessia, mesmo em caso de mudança do semáforo liberando a passagem dos veículos.

É a Prefeitura de Santaluz e a Superintendência Municipal de Tráfego na busca constante de uma Santaluz cada vez melhor.

PREFEITURA DE SANTALUZ, Desenvolvimento e Compromisso com você e por você!