quinta-feira, 16 de maio de 2013

Laçamento do PROEST


A educação é a melhor forma de mudar o mundo, na noite de 15 de maio do corrente ano lançamos o PROEST – Projeto de Educação e Socialização do Transito - contamos com a presença de ilustres convidados que nos esclareceram pontos primordiais à conduta do ser humano em quanto, personagem principal do cenário do transito, os convidados também nos levaram a refletir os motivos pelos quais devemos seguir as normas, e legislações vigentes no que concerne ao transito, preservar a vida é esse o maior objetivos ao se manter dentro dos padrões, – Não use o capacete porque é lei, use porque ele pode salvar a sua vida. Walker Moura – cada um do seu jeito pode fazer a sua parte.

A cerimonia foi realizada sob a batuta de Edivânio Nascimento, locutor da Santaluz FM que nos abrilhantou com sua presença e participação.

Vice-Prefeito Roudillys Rios, que representando o Prefeito Zenon Nunes -Zenonzinho-, deu por iniciada a abertura do lançamento do projeto. O Vice-Prefeito na oportunidade ressaltou a importância do projeto e reafirmou o compromisso do executivo municipal com todas as ações que venham buscar melhorias para a sociedade luzense.

A Primeira Dama e Secretária de Assistência Social, Poliana Nunes, representando todo o secretariado, falou do quão importante é que todos os setores da prefeitura de Santaluz promovam ações a exemplo do PROEST, agradeceu a todos os presentes por terem vindo ao lançamento e disse que “o importante é que cada um faça a sua parte na busca por uma Santaluz tranquila e progressiva”, na oportunidade informou o motivo da ausência do Prefeito, haja vista ter sido acometido por problemas de saúde.

Vice-prefeito, Superintendente, Coordenadora PROES e a Primeira dama/ Secretária de Assistência Social
Vice-prefeito, Superintendente, Coordenadora PROEST e a Primeira dama/ Secretária de Assistência Social.

 O Presidente da Câmara de Vereadores usou da palavra para dizer que a “Casa do Povo” está de portas abertas para toda e qualquer ação que venha a contribuir com o crescimento da cidade.
O Delegado de Policia Civil, Renato Miranda, em suas palavras parabenizou a gestão municipal por estar buscando em suas ações a melhoria na condição de vida dos munícipes, e colocou-se a inteira disposição do projeto.
 O Diretor da RETRAN-Santaluz, Antônio Carneiro, ressaltou que seu departamento faz parte também dos sistemas de trânsito, assim, está sempre a disposição da sociedade e apoia o PROEST.
 O Comandante do 4º Pelotão PM de Santaluz, Subtenente Freitas, enfatizou as ações que a policia militar já vem realizando no município, reafirmou o apoio a Superintendência Municipal de Tráfego e mostrou-se muito satisfeito em poder estar contribuindo com o PROEST. O mesmo entregou ao Superintendente uma relação de focos que podem ser adicionados ao projeto.
 O convidado especial Tenente PM Eliotério Peixinho, comandante do 2º Pelotão de Queimadas, agradeceu ao convite feito pela S.M.T/G.C.M, elogiou a educação do público luzense, e foi enfático em dizer que “O TRANSITO MATA mais gente em um ano do que o Vietnã em anos de guerra”. Falou da importância da palavra conscientização e disse que Santaluz não deveria perder a oportunidade de fazer diferente e melhor. Colocou-se a disposição das pessoas que por motivos outros precisassem de sua contribuição.

( Da esquerda para direita  o presidente da câmara de vereadores Jeová Lorenço, o comandante 4º pelotão da PM subtenente PM Alex G. Freitas, o delegado da policia civil Renato M. Barbosa,A Primeira Dama e secretária de assistência Social Poliana Nunes, o vice-prefeito de Santaluz  Roudillys Rios, o superintendente municipal de tráfego e comandante da Guarda civil Municipal Ricardo Noronha, o comandante do 2º pelotão da PM/Queimadas Eliotério Peixinho e o coordenador do RETRAN Antônio Carneiro.)


     
O advogado Walker Moura, Autor do artigo ACIDENTES DE TRANSITO E LEGISLAÇÃO BRASILEIRA: Caminhos para um Trânsito Seguro, esclareceu as vertentes da legislação que são muitas vezes ignoradas pelos usuários e de forma clara, que é por meio do conhecimento e respeito das normas por todos os envolvidos no fenômeno do trânsito que pode se desenvolver um ambiente seguro.


( Da esquerda para direita, Alessandra Alves e seu marido Drº Walker Moura, a coordenadora do PROEST Sandra Brasil e o Superintendente Ricardo Noronha.)

A Coordenadora Geral do projeto Sandra N. S. Brasil, expôs os detalhes do projeto abordando de forma geral as demandas oriundas do trafego luzense, bem como os objetivos a serem alcançados e o cronograma já preparado para a primeira etapa do projeto.

O projeto será desenvolvido durante os próximos quatro anos em diversas fases com focos bem definidos e objetivos previamente elaborados, desta forma acreditamos atingir um grande publico e promover a educação dos usuários luzenses.

Tendo em vista o alto índice de Acidentes de Trânsito em nosso município faz-se necessário à articulação de várias ações para tanto é fundamental a implantação de projetos voltados principalmente para a conscientização das pessoas no âmbito socioeducativos. É necessário conscientizar o homem, é preciso então mobilizar as crianças, os familiares, a comunidade e o estado.




Muitos são os envolvidos no transito, podem ser pedestre e/ou condutores de diversos veículos, devemos então estar abertos à compreensão dos deveres e direitos de cada um, visto que em situações diversas invertemos nossos papeis, ora somos condutores, ora pedestres, sendo assim, buscamos promover um trânsito seguro. O PROEST busca contribuir efetivamente na preservação, na redução dos acidentes e auxiliar na conscientização e conhecimento quanto à proteção da vida.

Nosso principal objetivo é colaborar para a formação de comportamentos que proporcionem segurança no trânsito.

Equipe SMT/GCM